quarta-feira, 21 de julho de 2010

No mundo dos Sabinos

No último fim de semana estive na Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André com meus primos. Foi um passeio muito gostoso. A Sabina é uma ideia genial da Prefeitura de Santo André e vale a pena ser divulgada. Pra quem tem pequenos pimpolhos de férias em casa, é um santo remédio!

No Mundo dos Sabinos


Escola Parque de Santo André traz pinguins, tubarões e dinossauros para entreter a criançada

Por Camila Galvez

Foto: Antonio Ledes



- Como se chama o dinossauro, Tabata?

- Ceratosauro.

- E o que ele come?

- Carne.

- Come muito ou pouco?

- Pouco.

- Pouco? Mas ele é grandão, você acha que ele come pouco e enche o barrigão?

- Ele come um monte!

Tabata, 4 anos, diverte-se com o jogo de perguntas da mãe, Fabiane Carrion, que sempre leva a filha para passear na Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André. O parque reúne diversas atrações com um único objetivo: educar brincando.

“Se há um significado, a criança consegue absorver o conteúdo. Essa é nossa intenção: ensinar de maneira interdisciplinar. Ao ver os pinguins de Magalhães, uma das atrações preferidas do parque, a criança pode aprender conceitos que vão desde educação ambiental até matemática”, destacou a coordenadora geral da Sabina, Silvia Fernanda Sanchez.

E não são só os pinguins, que parecem vestir ternos e ficam muito à vontade ao posar para as fotos das crianças, as atrações favoritas da molecada. Tem também o aquário, que reúne no mesmo hábitat tubarões, arraias, baiacus, moreias e outros peixes, e onde o pequeno Lucas, 1 ano, olhos colados no vidro, observa tudo como se quisesse entrar para nadar também. O menino é supervisionado pela mãe, Rita de Cássia Massarini, que também trouxe o filho Raul, de 3 anos:

- “Mãe, me leva para ver o dinossauro?”. É assim que o Raul me pede pra vir na Sabina. Ele adora tudo isso aqui, está pedindo para vir desde o começo das férias.

A Sabina, que ganhou esse nome por causa dos sabinos, um povo que viveu na península ibérica no período de formação de Roma, está com funcionamento diferenciado no período de férias escolares das crianças. O parque abre para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30, sendo que a bilheteria fecha às 16h, até o dia 30/07. Preparem-se papais: para ver tudo, é preciso ter disponível, no mínimo, três horas para o passeio.

Baixinhos e nem tanto -- Mas não é só a criançada que se diverte. Os pais também podem relembrar os conhecimentos de física, química e biologia no piso superior do parque. Ali, microscópios mostram coisas como pele e sangue de sapo, formigas, piolhos e borboletas. É possível ainda fazer a festa na área de musicalização, onde materiais recicláveis se tornam instrumentos musicais.

Há também atrações como o serpentário, uma réplica de Tyranossaurus Rex, outra do Ceratosauro (que se mexe, faz barulho e assusta a criançada), a nave simuladora e um robô que te recebe com um “Oi, tudo bem” e sabe até mesmo falar o seu nome – se você disser a ele qual é, claro.

E para os pequenos de até cinco anos, o espaço Trakitanas reúne atividades de pintura, desenho, marionetes e brinquedos de montar. É lá que me despeço de Tabata, apressada demais que está para brincar no escorregador vermelho do espaço.

- Tchau tia!

Serviço: A Sabina Escola Parque do Conhecimento fica na rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135). Os ingressos são grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Os demais visitantes pagam R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4422-2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário