terça-feira, 12 de outubro de 2010

Biblioteca para o futuro

12 de junho. Dia de Nossa Senhora Aparecida. Dia das Crianças. Dia de esperança num futuro melhor no alojamento José Fornari, em São Bernardo. A iniciativa pode parecer pequena, mas é enorme, gigante pra quem presencia a vida dessas pessoas nesses malditos alojamentos. Eu tenho uma raiva disso! Não sei qual seria a solução para o sério problema habitacional das cidades do ABC, mas eu sei que alojamento definitivamente não é.

Biblioteca para o futuro

Alojamento José Fornari, em São Bernardo, inaugura espaço com cerca de 600 livros, revistas e gibis, todos frutos de doação


Por Camila Galvez

Foto: Amanda Perobelli

O sonho de Moisés Bispo dos Santos se tornou realidade nesta terça-feira (12/10). Em pleno Dia das Crianças, o alojamento José Fornari, em São Bernardo, inaugurou com festa sua primeira biblioteca comunitária. Os mais de 600 livros, gibis e revistas foram arrecadados por meio de doação graças aos esforços de Santos, que não desistiu da ideia que teve há dois anos até colocá-la em prática. “O pessoal daqui não acreditava muito, mas fui pedindo aos poucos e, no boca-a-boca, consegui abrir”, comemora o tesoureiro da Associação Esperança Viver Melhor, que reúne os moradores do local.

Algumas famílias vivem no José Fornari há quase seis anos em condições precárias. As paredes do alojamento, forradas com cortiças, têm inúmeros buracos, e o chão de madeirite range quando um grande grupo de crianças invade o pequeno espaço improvisado para abrigar os livros. A nova biblioteca está enfeitada com bexigas coloridas, sopradas por Moisés com a ajuda de sua família.

Em meio às prateleiras, também frutos de doações, Lucas Henrique da Silva, 11 anos, encontra um livro de matemática. “É a matéria que mais gosto”, garante. Pergunto se ele pretende estudar ali, e ele responde: “Vai ser mais legal que em casa”.

Débora Bianca, de 12 anos, também está empolgada com a novidade. “Gosto de ler livros de ação. O último que li foi Um estudo em Vermelho, que conta a história de um detetive que desvenda um caso de assassinato”, relembra. A menina que veste casaco rosa, assim como suas bochechas coloridas pelo sol que faz do lado de fora do alojamento, tem na ponta da língua o que quer ser quando crescer: “Médica!”. E será que a biblioteca vai ajudar, Débora? “Tenho que estudar muito. Acho que vai ser um espaço bom pra isso”, arrisca.

Outra pequena moradora, Cristine Raiane, 11 anos, está interessada nos livros didáticos de ciências, sua matéria preferida. Assim como Débora, também já escolheu sua profissão: professora. “Tem que ter muita paciência e ser muito inteligente”, opina.

Futuro

Moisés tem certeza que a biblioteca pode ajudar as crianças da comunidade a ter um futuro melhor. “O próximo passo é fazer um mutirão para catalogar todos os livros”, afirma. E depois, Moisés? “Depois quero levar a iniciativa para outras comunidades carentes. Já comecei a conversar com o pessoal do núcleo Capelinha e, se continuar arrecadando bastante, vou levar uma biblioteca pra lá também”, prevê.

Por enquanto, a unidade do José Fornari funcionará cerca de duas horas por dia. Moisés está em busca de um jovem que possa ficar em período integral no local, voluntariamente. Ainda não encontrou.

A biblioteca continua aceitando doações. Livros, revistas, gibis, computador, estantes, mesas e “tudo o que não for fazer falta para quem doar” são aceitos. Para tanto, basta levar a doação até o alojamento, que fica na avenida José Fornari, 1650, em São Bernardo. Para falar com o Moisés, o telefone é 3424-1633.

Nenhum comentário:

Postar um comentário