quarta-feira, 25 de maio de 2011

A vida pela metade

A situação dessas famílias é das piores que já vi nos meus quatro anos trabalhando no ABC. Elas, literalmente, sobrevivem num prédio abandonado em Mauá, só Deus sabe como. É triste de ver. Mas muita gente fecha os olhos para isso em nome do dinheiro.

A vida pela metade

Prédios inacabados no Jardim Kennedy, em Mauá, também são invadidos

Por: Camila Galvez



Fotos: Orlando Filho

Ivone Santos Pereira tem 32 anos e quatro filhos. Mas não tem uma casa. Ela e mais 40 famílias invadiram um conjunto de sete prédios inacabados no topo de um morro no Jardim Kennedy, em Mauá. É a segunda invasão de unidades habitacionais inacabadas no bairro neste ano.

Ali, homens, mulheres e crianças sobrevivem há dois meses carregando baldes de água da rua. Tomam banho de canequinha. A geladeira de Ivone está desligada, pois não há energia elétrica. Para as necessidades fisiológicas, baldes e sacos de plástico servem de vaso sanitário.

Valéria Pedra, 31, é vizinha de Ivone. Mora no terceiro andar do prédio que deveria ter ao menos cinco. Para chegar ao apartamento de quatro cômodos que transformou em lar, improvisou uma escada de madeira. A de concreto, que daria acesso aos andares mais altos, não foi concluída antes das obras serem embargadas, em fevereiro de 2009.

É por essa escada de madeira que Valéria e seus filhos conseguem entrar em casa. Por ela sobe também o aposentado João Teixeira de Oliveira, 69 anos, operado do intestino, com pressão alta e gota. "Ás vezes meu joelho dói tanto que tenho que descansar um pouco entre um degrau e outro".

Para chegar ao quarto andar, é preciso escalar as paredes. As crianças sobem com facilidade. Já os adultos são mais cautelosos, afinal, a queda seria fatal. O quinto andar do prédio não pode ser habitado, pois não há cobertura.

Das janelas improvisadas com madeirite, Ivone, Valéria e seu João vêem a outra invasão, na parte de baixo do morro. São 42 imóveis ocupados desde o início deste ano por famílias que vieram de áreas de risco da cidade. As casas são alvo de reintegração de posse. As famílias, com suas 150 crianças, ficarão sem um teto a partir do dia 15 de junho.

FUTURO
Já o destino das que estão nos prédios é incerto. O motorista Luiz Pereira, 46, vive em uma das seis unidades que tem apenas dois andares. De cima do morro, avista a área onde ficava seu barraco. Há três anos, ele e a esposa Maria de Jesus Ferreira, 52, foram removidos depois que o chão da casa de madeira afundou.

"Na época nos prometeram bolsa aluguel. Pagaram por três meses. Depois, fiquei por mim mesmo". A área de risco foi ocupada por outras famílias, que ergueram novamente seus barracos à espera da próxima chuva.

As famílias não sabem dizer quem são os donos dos prédios da parte de cima do morro, que estava abandonado e servia de abrigo para usuários de droga e criminosos, assim como as casas da parte de baixo do morro.

ESPERA
Mas a Prefeitura sabe: a construção dos prédios foi barrada após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) constatar irregularidades na licitação.

As 64 unidades habitacionais que deveriam ser erguidas ali são para famílias como a de Luiz, que vieram do próprio Jardim Kennedy. E que continuarão na espera por um lar até que a Caixa libere a obra.

A espera, no entanto, pode ser na rua, pois a Prefeitura entrou com pedido de reintegração de posse.

As famílias do topo do morro podem ter de voltar para a parte de baixo do morro a qualquer momento. É assim a vida no abismo. É assim a vida no Jardim Kennedy.

15 comentários:

  1. máua dia 13/03/2012

    foi decidido pelo prefeito leonel damos
    que no dia 16/03/2012
    que essa faminha que estaõ a mais de 1 ano neste local que elas iram desocupar o predio nem que tanha que usar a força da policia militar no dia 16/03 sendo que o prefeito deu um praso de 08 dias ....
    contamos com a ajuda de suas reportagem para desmascarar o prefeito de máua...

    obrigado.....

    ResponderExcluir
  2. queremos tua ajuda para que o pefeito naum tire nois daqui dos predio no kennedy

    ele quer tirar nois sem dar apoio nenhu..deu um prazo de 08 dia do dia 08/03 até 0 dia 16/03 para nois sair sem ter lugar para nois ir....

    bgd....junior

    ResponderExcluir
  3. sou mais uma moradora gabriele... dos predios invadido no jardim kennedy e contamos com sua ajuda para divugar esse prefeito que que nos ver na rua...
    ser ter lugar para nois ir...
    deu prazo de 08 dias para nois sair sem ordem do juiz...
    como pode isso...até dia 16/03/2012
    pra onde nois vamos....

    ResponderExcluir
  4. sou josé carlos conhecido como migel...
    moro aqui nos predinhos do jardim kennedy a mais de 1 ano naum tinha outra opção e nem tenho e agora o prefeito leonel damos deu um prazo de 08 dias do dia 08/03/2012 até o dia 16/03/2012 e sem lugar para nois ir e sem beneficio do prefeito temos que ficar aqui e o prefeito leonel quer tirar nois até com a força da policia militar...
    oque devemos fazer???

    obg....

    ResponderExcluir
  5. sou maria aparecida conhecida como nenem
    moro nos predinhos do jardim kennedy amas de 1 ano fui a primeira a entrar aque porque não tinha para onde ir tenho 4 filhos e naõ tenho para onde ir coto com a ajuda de da tv brasilera

    ResponderExcluir
  6. sou o pastor rogerinho pela honra e gloria do senhor jesus cristo estamos aqui neste lugar mas o prefeito quer nos tira...
    oque devemos fazer sendo que não temos lugar para ir... e nem apoio de governo pra onde vamos...?

    ResponderExcluir
  7. sou luciana estamos aqui reunidos para que cada um de nos falasemos para o senhor jonalista o medo que estamos de sair da qui sem ter lugar para nois ir...
    nao temos parentes e nem conhecida para que podemos ficar ...si o prefeito leonel tirar nos deste lugar viltara ser o mesmo lugar de sempre onde ficava drogados e bandidos...porque temos que sair daqui sendo que nos estamos cuidando e zelando para um bem istar para nos se o prefeito não vai terminar a 0bra,porque não deixa que nos batalhamos e reformamos para nos....

    obrigado senhor jornalista pela força que esta nos dando por divugar nosso sofrimento mas nenhuma altoridade se comove com nos...só queremos um lugar para morar.....

    ResponderExcluir
  8. observação: O prefeito Leonel Damo que iniciou a obra e não concluiu, houve a maior sujeira na gestão dele e a prefeitura está toda individada. Agora quem é o Prefeito é o Oswaldo Dias do PT, pegou o bonde andando e não quer dar moleza.Ele quer tirar todo mundo dos prédios agindo de má fé.
    Algumas pessoas criticam a atitude de quem invadiu os prédios, porém os mesmos estavam totalmente abandonados pela prefeitura, e começaram à surgir pessoas de outras regiões nos prédios inclusive moradores da cracolândia,criminosos e foragidos da polícia.Esses por sua vez começaram a tirar a paz da vizinhança cometento furtos contra essas pessoas,mexiam com adolescentes quando os mesmos passavam por alí para ir à escola, sem contar nas orgias que haviam dentro daquelas casas.
    Quando as famílias chegaram naquele lugar encontraram algumas unidades vazias foi então que começou a verdadeira invasão.Sem fazer acepção de pessoas posso dizer que houve uma grande limpeza naquele lugar. Alguns usuários de droga já não se sentiam mais à vontade para se drogar naquele lugar,sem contar que muitos foram pressionados pelos próprios moradores pelo fato de usarem drogas perto de suas crianças.
    Na hora da limpeza das casas foram encontradas algumas coisinhas que talvez você que tem criticado possa reavaliar sua opinião.
    Foram encontradas tantas capsulas de droga que eu gastaria mais tempo contando do que escrevendo este comentário, eram carriolas de sujeira,calças defecadas,preservativos usados, pessoas desmaiadas nos quartos de tanto usar crack,enfim vou parar por aqui.
    Talvez você não viva nessa realidade e nem desejo isso pra ninguém,agora pense... cadê as autoridades para fazer oque é devido.
    Sou trabalhador graças à Deus e morador dessas humildes casas,mas tem muita gente em situação difícil neste lugar bem difícil mesmo.

    ResponderExcluir
  9. a comunidade pede socorro.

    ResponderExcluir
  10. chega de corrupção.chega de corrupção.chega de corrupção.

    ResponderExcluir
  11. vamos acordar Brasil Vamos acordar Brasillllll.

    ResponderExcluir
  12. A nata sorri e a ralé sofre.

    ResponderExcluir
  13. até quando? até quando? até quando?Até quando?

    ResponderExcluir
  14. Queremos moradia sim, mas queremos também a queda do império da corrupção.Já estamos fartos dessa cachorrada e convocamos à todos à se manifestarem de alguma forma, acordem por favor, não só em beneficio dos moradores do jardim kennedy mas em seu próprio benefício também. As eleições já se aproximam oque você vai fazer? Em quem vai votar ?Chega de ficarmos com aquela frase "Ah é assim mesmo".
    Você pode.Acredite.

    ResponderExcluir
  15. Quantos anos teremos que esperar por um teto,já que tem mais de oito anos que as obras estavam paralisadas.Se nós sairmos daqui será que ainda veremos uma casa própria em vida?

    ResponderExcluir