quarta-feira, 8 de junho de 2011

Casamento sem valsa? Sim!

E para as noivinhas de plantão, um texto inédito. Enjoy it!

Casamento sem valsa? Sim!

Casais deixam a tradição de lado e ensaiam coreografias de tango, samba de gafieira, salsa e até rock

Por: Camila Galvez


A jovem de vestido e luvas brancas desliza de um lado para o outro do salão, indiferente ao apelo do homem que a segue. Ele segura uma bengala e usa cartola, terno e gravata. Quando a voz de Frank Sinatra ecoa os primeiros versos de I’ve got you under my skin, ela se rende ao charme do galã e aceita dançar um soltinho com ele.

Mas não estamos na década de 1950, e sim em 2010, no casamento de Thiago e Betsaida Bittencourt, 27 e 26 anos, respectivamente. O casal abriu mão de dançar a tradicional valsa para surpreender os parentes e amigos com a coreografia ensaiada por quatro meses em uma escola de dança de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Aprender os passos foi difícil e exigiu muito esforço, principalmente de Thiago. “Nunca tive jeito pra dança, achava que não ia conseguir. Me surpreendi”, disse.

A ideia partiu do casal, que queria algo diferente do convencional para marcar um dos momentos mais importantes de suas vidas. Mas a escolha não é exclusiva de Thiago e Betsaida: segundo o professor de dança Rodrigo Piano, muitos casais optam por fazer aulas de dança para o grande dia.

“O ritmo escolhido depende muito do gosto e da idade do casal”, detalhou. Conforme Piano, os mais jovens querem ritmos mais animados, e se arriscam no tango e na salsa. Os mais velhos optam por boleros ou mesmo pela valsa “de verdade”. “A tradição ainda existe e já treinamos alunos que queriam aprender os passos de valsa para fazer bonito na hora de dançar para a família”, destacou.

CALIENTE
Adriana e Erick Del Pino já tinham experiência no assunto: conheceram-se em uma escola de dança de Santo André. O ritmo preferido do casal sempre foi o zouk, mas na hora de escolher uma música para dançar no casamento, surpreenderam e optaram pela salsa.

Os padrinhos também caíram na dança. “Mas para eles, tocamos um forró, porque não deu para obrigar todo mundo a aprender salsa, né?”, disse Adriana.

A coreografia foi montada com base no instrumental da música Do You Wanna Dance, do filme Dirty Dancing 2 – Noites de Havana. Apesar de fazer aulas há cinco anos, Erick sentiu dificuldades com os passos do ritmo caliente. “Foi mais complicado do que estávamos habituados, mas valeu a pena pela cara dos convidados”, garantiu.

VESTIDO
Não há dúvidas de que dançar algo diferente da valsa no casamento é uma bela surpresa para familiares e amigos, mas é preciso tomar alguns cuidados no momento de escolher o tão sonhado vestido de noiva.

Betsaida admitiu que o vestido pesou na hora. “Tive medo de enroscar a saia e estragar a dança. Tanto que, na última semana, ensaiei com um saiote rodado para sentir como seria”, afirmou.

Adriana bem que tentou escolher um vestido que estivesse de acordo com a coreografia da salsa. “Na hora H eu me rendi e escolhi um pesadão”, relembrou. A saia enroscou no pé do noivo no momento da dança. “Mas a gente disfarçou e acho que ninguém percebeu”, garantiu o marido.

A professora de dança de salão Karina Saba explicou que algumas noivas optam por usar uma roupa que remeta à música que vão dançar. “É o mais indicado para que os noivos se sintam a vontade no momento da apresentação”, disse.

Segundo Karina, aquelas que querem ficar com o vestido de noiva precisam adaptar os passos da coreografia. “Num tango, por exemplo, não é possível entrelaçar as pernas, um passo característico da dança. Mas se é o sonho da noiva, a gente faz a adaptação”, disse.

E se o sonho da noiva é arrasar na pista de dança, o investimento vale – e muito – a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário